sábado, 30 de abril de 2011

DIA 30 DE ABRIL DIA MUNDIAL DOS DESBRAVADORES

No dia 30 de Abril o Clube de Desbravadores faz mais um ano de vida, e nos todos juntos comemoraremos com nosso clube em uma grande festa, prepare seu clube , organize uma bela comemoração dos 61 anos de desbravadores.


 
Click na imagem e baixe  o sermão para o dia mundial


SHARE!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Porque razão sou Adventista do Sétimo Dia

Talvez alguns de nós, principalmente aqueles que tiveram afelicidade de serem educados desde o berço na nossa Igreja, nunca se tenham questionado acerca do assunto; mas valerá a pena parar um pouco para pensar nas razões pelas quais escolhemos ser e manter-nos como Adventistas do Sétimo Dia.

É evidente que quando alguém decide tornar-se membro desta igreja não tendo nela crescido, torna-se um pouco mais fácil perceber e identificar essas razões: afinal, grandes mudanças foram efetuadas, houve decisões que implicaram séria rutura e foi adquirida toda uma série de comportamentos (não apenas os visíveis, mas também os internos) que, normalmente, não deixam margem para dúvidas.

Por outro lado, quando alguém desde sempre fez parte da igreja, nunca viveu (e graças a Deus por isso!) uma outra experiência de vida religiosa que não esta, corre o risco de tudo parecer excessivamente natural, um processo rotineiro no qual nos integramos sem refletir nas razões exatas pelas quais essa pertença existe e se mantém.

Não poucas vezes, ouvi alguns amigos (não necessariamente Adventistas) explicarem a sua filiação religiosa nos seguintes termos: "os meus pais já tinham esta crença, foi assim que me ensinaram, e desde sempre fui assim...". Pois bem, respeitando as decisões que cada um queira invocar, esta não é uma razão válida, objetiva, que demonstre substrato e conteúdo- é apenas uma evidência que também serviria para explicar porque razão os peixes nadam...

Assim, cabe elaborar algum pensamento à volta do porquê de sermos Adventistas do Sétimo Dia. Por isso, quero partilhar a minha visão sobre este assunto.

Quando olho para a nossa Igreja, encontro imensas razões para dela fazer parte - as nossas crenças fundamentadas na Bíblia e só na Bíblia; o Espírito de Profecia que nela existe; a defesa dos Dez Mandamentos; a proclamação da breve volta de Jesus; a comissão evangélica, reforçada em Apocalipse 14; o envolvimentos e as atividades dos jovens; otrabalho humanitário que desenvolvemos, a assistência e serviço social que prestamos; areforma da saúde; etc..

Se quiser, reveja os pontos do parágrafo anterior (e outros que lhe tenham surgido) e repare que os podemos dividir em dois grupos: aqueles que nos são como que exclusivos(principalmente se vistos como um todo); e, aqueles que podemos indentificar também em outras confissões religiosas.

Isto para dizer que, à boa maneira protestante, eu sou Adventista do Sétimo Dia, não porque nós somos mais uma Igreja que existe e, simplesmente, desenvolve a sua atividade, mas simporque temos algo de distinto, de específico a experimentar, viver e partilhar. E, por muito valor que lhes reconhecemos, não são os serviços que a Igreja presta que nos fazem Adventistas do Sétimo Dia - antes, é a NOSSA MENSAGEM ADVENTISTA distinta e concreta que define quem somos, que incute razão e propósito à nossa existência!

Eu valorizo o trabalho da ADRA e espero que continue sempre e cada vez com mais intensidade; mas não é por isso que eu sou Adventista! Eu admiro a dedicação dos nossos jovens que progridem moral e espiritualmente nos grupos de Desbravadores, e espero que assim sigam sempre; mas não é por isso que eu sou Adventista! Eu aprecio o esforço das nossas irmãsque desenvolvem e partilham os seus dons na cozinha vegetariana e sei que essa obra avançará sem parar; mas não é por isso que eu sou Adventista!

Eu sou Adventista do Sétimo por aquilo que torna esta Igreja única aos olhos de Deus: a Bíblia e só a Bíblia! Os Dez Mandamentos, em particular o Sábado! A breve volta de Jesus e a sua proclamação! A nossa interpretação da profecia de Daniel, especialmente 8:14! A revelação de Apocalipse, com grande relevância no verso 14:7! E sim, eu sou Adventista do Sétimo Dia também devido a Apocalipse 13!

Ou seja, é a MENSAGEM que temos - e não devemos nunca alterar, nem sequer afrouxar ou diminuir de intensidade - e a aceitação que dela faço, que faz de mim um Adventista do Sétimo Dia! Centrar as razões dessa filiação e mesmo visibilidade para o exterior em tudo o resto, é perder propósito e razão de existir...
 
Fonte: Blog Templo Final
proprietário: Felipe Reis
link:http://otempofinal.blogspot.com/2011/04/porque-razao-sou-adventista-do-setimo.html

terça-feira, 26 de abril de 2011

Saúde Espiritual


 
 Muitos não conseguem entender que o Espírito Santo não é um “poder líquido” ou um tipo de “vapor” envolvente, mas uma Pessoa – o “Confortador” ou “Consolador”, a “terceira Pessoa da Trindade”. Espiritualidade é um relacionamento com o Espírito Santo, com Jesus e com Deus, o Pai. Crescer espiritualmente é apaixonar-se por Jesus e desfrutar de uma relação rica, madura e contínua.
Todos necessitamos de constante reavivamento, renovação, cura e relacionamentos gratificantes; no entanto, dependendo de nossa personalidade, há diferentes modos de nutrir um relacionamento. Nem todos se encaixam no mesmo molde.
Deus nos fez singulares. Alguns são sóbrios e intensos; outros extrovertidos e extravagantes. Alguns pastores podem se esforçar para ser “reavivalistas”. Podem ter desenvolvido uma “cartilha” sobre o que sentir espiritualmente, ou, se “fizer isso ou aquilo”, você será reavivado. Para muitos, esse processo estruturado dá resultado, mas não para todos.
Pense em como as pessoas se apaixonam. Quando são atraídas por alguém, fazem tudo pelo ser amado. Pensam nessa pessoa 24 horas por dia e dizem coisas carinhosas. Alguns compram flores, talvez chocolates ou demonstram sua paixão em pequenos gestos. Gostam de fazer longas caminhadas pela praia juntos, segurando as mãos à luz da lua. Cada pessoa tem sua própria maneira de se apaixonar, de acordo com sua personalidade.
Deus pode ser todas as coisas para todas as pessoas, e Ele compreende você. Ele não Se preocupa com o processo para Se tornar seu amigo, contanto que você seja amigo dEle. O Espírito Santo procura nos conquistar. Geralmente nos enganamos no processo para alcançar o objetivo.
O estudo da Bíblia e a oração são muito importantes, embora o método possa diferir de pessoa para pessoa. Alguns de nós imaginam-se no meio da multidão, participando da história bíblica. Se lerem uma história bíblica por dez minutos e meditarem nela pelas próximas dez horas, serão capazes de entrar tão intimamente na história que se arrepiarão ao imaginar Lázaro saindo da sepultura. Não queremos menosprezar os que conseguem ler por duas horas inteiras, mas apenas concluímos que as pessoas são diferentes.
Definitivamente, necessitamos de um relacionamento constante com Deus. É vital ler a Palavra, meditar e orar. Meditação e oração deve ser nossa atividade a qualquer hora e toda hora, especialmente quando sentimos Sua presença.
Vários casais, após várias décadas de casados, compreendem tão bem seu cônjuge que podem completar suas frases. Nos bons casamentos, o amor e o respeito de um pelo outro sempre cresce. Esse é o tipo de relacionamento que Deus quer ter conosco: natural e verdadeiro, honesto e aberto. Concentrar nossa atenção em Deus ajuda a revitalizar o relacionamento, mas deve ser feito de modo natural.
Não se preocupe com o método usado; contente-se em buscar a Deus do modo confortável para você. Um reavivamento realmente piedoso encontra expressão na gentileza, humildade, compaixão e cuidado, antes disposto a sofrer do que ferir a outro. Esses são os frutos da santificação, que é o reavivamento de uma vida toda.




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vegetariano – Coma bem, viva bem!

A dieta vegetariana é caracterizada pela exclusão de todos os tipos de carnes. É baseada, fundamentalmente, no consumo de alimentos de origem vegetal tais como cereais, frutas, hortaliças, raízes, tubérculos, algas, cogumelos e até mesmo ovos, leite e derivados. A alimentação ausente de carne pode ser adotada por vários motivos, que vão desde preferências alimentares, passando por questões religiosas, econômicas, culturais, familiares, éticas e até mesmo uma questão relacionada com o respeito aos direitos animais.

Diferentemente do que muitos pensam, a dieta vegetariana pode ser muito rica e diversificada, sendo capaz de atender as necessidades nutricionais do organismo adulto, principalmente a ovolactovegetariana que mantém na alimentação as proteínas chamadas de alto valor biológico. Essas proteínas são de suma importância porque fornecem os aminoácidos essenciais que o corpo não é capaz de produzir, sendo esses aminoácidos adquiridos apenas pela alimentação. O vegetarianismo pode ser subdividido em quatro formas diferentes (como pode ser observado no quadro 1) e a partir da forma que o indivíduo adota para sua vida a dieta vai ser estabelecida mantendo sempre os quesitos de uma alimentação saudável.
 
Quadro 1. Tipos de dietas vegetarianas.

Fonte: FERREIRA (2006), BIASE et al (2007)
Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne. O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. É também generalizada a idéia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias. Essas proteínas são sim de maior valor biológico, porém, em um adulto, ela pode ser substituída por alimentos de origem vegetal. Nesse aspecto, é importante ressaltar os alimentos complementares, ou seja, aqueles que possuem nutrientes que se completam tornando a alimentação mais saudável e rica. Um exemplo é o caso do arroz e do feijão que além de apresentarem aminoácidos diferentes que se complemenatm, possuem vários nutrientes que interagem de maneira benéfica para o corpo.

Dietas vegetarianas normalmente são ricas em fibras, magnésio, potássio, folato, antioxidantes (como vitaminas C e E) e fitoquímicos, além de apresentarem baixa ingestão de gordura saturada e colesterol, fornecendo diversos benefícios à saúde por auxiliar na prevenção de doenças crônicas (como obesidade, alguns tipos de câncer, diabetes, doenças do coração, etc.). Por outro lado essas dietas podem apresentar menor ingestão de vitamina D, cálcio, selênio, ferro, zinco e vitamina B12, sendo que esta última só é encontrada em alimentos de origem animal. Essa deficiência na ingestão de certos nutrientes deve ser levada em consideração pelos vegetarianos na hora da sua alimentação para que busquem sempre refeições variadas que priorizam alimentos ricos nessas vitaminas e minerais menos disponíveis (quadro 2).

Quadro 2. Fontes vegetais de vitamina D, B12, cálcio, selênio, ferro e zinco.


Fonte: TIRAPEGUI, 2006.
* A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal.
Segue abaixo uma sugestão de cardápio para um dia, com valor energético de 2000 Kcal (54% de carboidratos, 18% de proteínas e 28% de lipídios) que pode ser consumido por um ovolactovegetariano. Nesse cardápio encontram-se 6 porções pertencentes ao grupo dos cereais; 2,5 do grupo das leguminosas; 2,5 do grupo das proteínas; 4 do grupo do leite e derivados; 4 do grupo das frutas; 3 do grupo dos vegetais A; 3 do grupo dos vegetais B e 3 do grupo dos óleos e gorduras. Essa distribuição dos alimentos segue a recomendação e os pré-requisitos para uma alimentação saudável, demonstrando que é possível seguir uma dieta vegetariana de maneira saudável e saborosa. (Clique sobre a figura para melhor visualização)


Fonte: http://casaunb.blogspot.com/2009/06/vegetariano-coma-bem-viva-bem_09.html

 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto Vida por Vidas


Projeto de doação de sangue e medula da Igreja Adventista do Sétimo Dia é tema de uma reportagem no Jornal Nacional no dia 16/04/2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

FELIZ SÁBADO!!!

Que a felicidade e o amor de nosso Cristo Jesus esteja na vida de cada um nesse dia maravilhoso e sagrado do nosso Deus que é Sãbado...
Um abraço a todos os amigos da esperança!!!!