Descrição bíblica
Os pormenores sobre esta árvore são muito escassos no texto bíblico. Refere-se apenas a sua localização central no Jardim do Éden e que o primeiro casal humano foi impedido de alcançar esta árvore após terem desobedecido ao mandamento divino. Foram assim expulsos desse jardim ou paraíso original. Como forma de impedir que, tanto Adão e Eva, como provavelmente a sua descendência voltassem a entrar no Jardim, e consequentemente tomarem dos frutos da Árvore da Vida, a Bíblia refere que Deus colocou criaturas sobre-humanas, designadas por querubins, que possuíam uma espada de fogo que se revolvia continuamente.
Segundo o relato bíblico, esta árvore já havia sido colocada no jardim antes da criação do primeiro homem, Adão. Muitos comentaristas afirmam que esta árvore não possuiria qualidades intrinsecamente vitalizadoras nos seus frutos, mas seria um símbolo representativo da garantia de vida eterna, da parte de Deus, para aqueles a quem Ele permitisse comer do fruto dela. Visto que Deus colocou essa árvore ali, crê-se que o objectivo seria permitir a Adão que comesse do seu fruto, talvez após ficar provada a sua fidelidade ao ponto que Deus julgasse satisfatório e suficiente. Quando Adão desobedeceu, foi-lhe cortada a oportunidade de comer daquela árvore, impedindo-o a ele e à sua descendência de alcançar a vida eterna.
Outro ponto de vista aponta para o fato de que Deus já permitia que Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida, pois foi dito:
"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente," (Gen 2:16)
Com exceção de UMA, a do conhecimento do bem e do mal. Isso implica que eles já podiam comer o fruto da árvore da vida sem aguardar autorização posterior. Aceitando esse raciocínio, era o fruto literal da árvore que garantia a vida eterna.
A Árvore da Vida aparece na Bíblia em Gênesis 2. O seu significado no plano de Deus está no Evangelho de João: que a vida estava em Deus (João 1:4) e que o Senhor Jesus é a vida (João 11:25; João 14:6).
Ainda, no mesmo Evangelho, descobrimos que Jesus é a videira verdadeira (João 15:1). Se examinarmos todos esses versículos, concluiremos que Jesus é a Árvore da Vida. Ele é a corporificação de todas as riquezas de Deus e do próprio Deus (Colossenses 2:9). Portanto, a Árvore da Vida é um símbolo que nos mostra Deus como fonte de vida (João 20:30-31). O nosso Criador deseja ser a nossa vida em forma de alimento.
A intenção original de Deus era que o ser humano comesse da Árvore da Vida, mas o homem pecou, e por isso veio a morte a ele, tornando-se inacessível a Árvore da Vida. Entretanto, Cristo, pela redenção, nos proporciona o lavar de nossas vestes no Seu sangue, atendendo assim ao requisito da justiça divina.
Este é o caminho pelo qual o homem tem o direito de tocar novamente a Árvore da Vida. Hoje, podemos receber o Senhor Jesus, que é Árvore da Vida, crendo em Seu nome. Também podemos nos alimentar Dele através da Sua Palavra. Este alimento nos capacita a vencer o mundo e a ter uma vida de paz e prosperidade.
O princípio mais importante relacionado à Árvore da Vida é o de dependência. Por exemplo, podemos terminar um curso e receber um diploma. Porém, nunca poderemos nos diplomar em comer ou respirar. Não importa quantos anos tenhamos, quanta cultura ou riquezas adquirimos, ainda precisaremos respirar, comer, e beber. Ninguém pode dizer que já respirou o suficiente e que a partir de hoje não precisará mais respirar! Você sabia que até para ler a Bíblia nós precisamos Dele? Para ser um bom marido e pai precisamos Dele.
Nós dependemos de Cristo para tudo. Em João 15:5 está escrito: “eu sou a videira verdadeira, vós os ramos, quem está mim, e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer”. Se você ainda não descobriu isso, descortine esta verdade o mais breve possível e passe a ser feliz com a força poderosa do Senhor Jesus!
Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. A outra é a "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal", de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário